Aula prática: beneficiamento do café

No último sábado, dia 29 de junho de 2024, os alunos dos cursos de Agronomia dos 4º, 5º e 9º períodos do Centro Universitário Vértice – Univértix vivenciaram uma experiência educativa única na fazenda escola do curso. Sob a orientação dos professores Vinícius Sigilião, Carla Dias e Aline Martins, os estudantes participaram de duas atividades práticas de grande relevância para sua formação.

Na disciplina de Secagem e Armazenagem de Grãos, os alunos aprenderam sobre as etapas de rebeneficiamento do café. Este processo não apenas garante a qualidade final do produto, mas também desempenha um papel crucial na padronização e classificação dos grãos. A importância dessa etapa não pode ser subestimada, pois influencia diretamente na valorização do café no mercado, assegurando que apenas os grãos de melhor qualidade sejam comercializados, promovendo assim a sustentabilidade econômica dos produtores.

Além disso, na disciplina de Mecanização Agrícola, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar a colheita mecanizada do café. Durante essa aula prática, puderam familiarizar-se com todas as funções e operações de uma máquina de colheita, entendendo de maneira concreta como a tecnologia pode otimizar processos agrícolas. Essa experiência não só amplia o conhecimento técnico dos alunos, mas também os prepara para enfrentar os desafios modernos da agricultura, onde a eficiência e a sustentabilidade são cada vez mais valorizadas.

Dessa forma, a Univértix reforça seu compromisso com o ensino prático e de qualidade, proporcionando aos futuros agrônomos não apenas conhecimento teórico, mas também experiências concretas que contribuem para sua formação profissional integral.

Aula prática: beneficiamento do café