Público-alvo: Profissionais com formação superior em Direito:
(Bacharéis, advogados, defensores públicos, juízes, promotores, professores no curso de Direito, Policiais, procuradores de municípios e câmaras municipais, agentes fiscais, servidores de todas as esferas da Administração Pública).
Duração do curso: 12 meses (2 módulos por mês)
Carga horária: 400 horas
Horário: Sábado (08:00 às 18:00) e Domingo (08:00 às 13:00)
Investimento: 30 parcelas R$ 400,00
Coordenadora: Profa. D.Sc. Fernanda Franklin Seixas Arakaki
Previsão para 1ª turma: FEVEREIRO 2025
Informações: Setor de Pós-graduação – 31 3873-2052 WhatsApp | 31 3873-2199 Chat Institucional
Campus Matipó/MG
Campus Três Rios/RJ
Objetivo do Curso:
O curso de pós-graduação lato sensu em Direito Penal e Criminologia Contemporânea possui por objetivo oferecer o melhor referencial teórico-prático dos institutos ligados ao Direito Penal e a Criminologia, oportunizando a formação dos profissionais para a atuação no trato dos temas centrais das Ciências Penais mediante exposição dos mais recentes desenvolvimentos doutrinários, legislativos e jurisprudenciais de cada um dos módulos em que se desdobra o programa. Busca ainda qualificar e habilitar profissionais, nas diversas áreas das Ciências Penais, estimulando o raciocínio jurídico crítico e o estabelecimento de uma escola diferenciada na produção jurídico-científica em Ciências Penais, apta a contribuir para o desenvolvimento dos institutos jurídicos do Direito Penal e Processual Penal, vez que irá tratar de temas avançados em Ciências Penais para reflexão da matéria e perspectivas de alteração da legislação penal e processual penal na prática. A metodologia adotada volta-se para a participação do discente, estimulando sua autonomia, conferindo-lhe o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. As atividades propostas buscam promover a reflexão crítica e o ensino aplicado à resolução de questões concretas. O caminho metodológico é a prática de um ensino adequado à realidade, concatenando as ideias teóricas articuladas à prática. Para tanto, estão previstas atividades como estudos de casos, simulações e exercícios que estimulem a troca de experiências e a aplicabilidade no trabalho. As estratégias didáticas privilegiam o ensino de aplicabilidade, incentivam a reflexão e o intercâmbio das experiências profissionais dos alunos, bem como a sistematização desse conhecimento a partir de um arcabouço teórico selecionado.