Doutorado em Educação

❯❯ Período de Inscrição:
28 de abril a 02 de junho de 2025

❯❯ Duração:
2 anos

❯❯ Carga Horária:
500 horas

❯❯ Taxa de Inscrição:
R$500,00

❯❯ Taxa de Matrícula:
R$1.000,00

❯❯ Mensalidade:
30 x R$1.999,00

Conheça a Parceria entre a Univértix & UDE

O Centro Universitário Vértice – UNIVÉRTIX em parceria com a prestigiosa Universidad de La Empresa – UDE, tem o orgulho de apresentar seus programas de pós-graduação stricto sensu (doutorado), reconhecidos por sua qualidade excepcional e excelência acadêmica. O doutorado oferece uma experiência educacional única, impulsionando a carreira dos profissionais para novos patamares de sucesso. O programa de doutorado é cuidadosamente elaborado por especialistas, garantindo conteúdo atualizado e relevante para as demandas do mercado de trabalho contemporâneo. Com uma abordagem prática e baseada em pesquisa, desenvolve competências específicas no campo da compreensão, avaliação e aplicação de cada uma das áreas envolvidas. Se você busca uma educação de alta qualidade, reconhecida internacionalmente e que o preparará para os desafios do mundo profissional, o doutorado da UDE em parceria com a UNIVÉRTIX é a escolha ideal. Junte-se a nós e faça parte de uma comunidade acadêmica comprometida com a excelência, a inovação e o sucesso de cada aluno. Networking Global:
A parceria com a UDE proporciona aos nossos alunos acesso a uma ampla rede de contatos profissionais e oportunidades de colaboração internacional. Com a conexão entre Brasil e Uruguai, o doutorado oferece um ambiente multicultural e estimulante, enriquecendo a experiência de aprendizado e ampliando as perspectivas de carreira dos nossos alunos.

Suporte Integral ao Aluno:

O Centro Universitário UNIVÉRTIX e a UDE oferece suporte integral ao aluno, desde assistência acadêmica até orientação profissional e apoio emocional. Nosso compromisso é proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor, onde cada aluno possa alcançar seu pleno potencial e realizar seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Doutorado em Educação

O Doutorado em Educação é um programa acadêmico de pós-graduação de caráter internacional com ênfase em pesquisa. Ele opera em um sistema híbrido com sessões presenciais em Montevidéu durante janeiro e suporte para espaços de aprendizagem virtuais de março a dezembro.

O Objetivos gerais do Doutorado em Educação são

Desenvolver a formação científica em nível de pesquisa avançada, possibilitando a produção de estudos originais, relevantes e inovadores que contribuam para o desenvolvimento da educação formal, não formal e informal no país e na região.

Produzir produções teóricas e práticas — aplicáveis ​​— que possibilitem avanços significativos no desenvolvimento curricular e nas práticas educacionais inclusivas, na formação de professores, na gestão educacional e nas políticas públicas de educação.
Contribuir para o desenvolvimento acadêmico de docentes e pesquisadores do sistema educacional uruguaio e regional, bem como fornecer apoio e sustento para atender às necessidades de inovação no sistema educacional por meio de processos de formação.

Requisitos de Entrada

Doutorado: O candidato ao doutorado precisa ter concluído o Mestrado (já ter o título), após a matricula será agendado uma entrevista com a diretora do programa Dra, Susana Pérez Barrera.

Para se candidatar ao doutorado, o candidato deve: ter um diploma universitário ou de nível superior.
Ter concluído e sido aprovado na defesa de dissertação de mestrado em Ciências da Educação ou áreas afins, mestrado com experiência em gestão, pesquisa ou docência em instituições de ensino, de caráter acadêmico.
Tenha conhecimento de espanhol e de outra língua (inglês, português) ou comprometa-se formalmente a adquiri-los antes do exame de avaliação do seu projeto de tese de doutorado.
Serão levadas em consideração as publicações científicas produzidas pelo candidato.

Duração e modalidade:
A modalidade do curso é híbrida. Tem duração mínima de 36 meses e máxima de 60 meses, distribuídos em 24 meses de estudo e 12 a 24 meses dedicados ao desenvolvimento do estudo de campo e à produção da tese.
Durante os 24 meses de estudo, os alunos participam de seminários, workshops e produções independentes na plataforma, além de eventos acadêmicos (workshops, defesas, simpósios e o Congresso Internacional de Pesquisa em Educação (CIIE), realizado anualmente em janeiro em Montevidéu), além de outros eventos onde apresentarão trabalhos e publicarão artigos como requisito para suas atividades acadêmicas. Eles também participarão de grupos de estudo (ou seedbeds) para o desenvolvimento de atividades de pesquisa.

Perfil do Egresso

O Doutor em Educação é um pesquisador sênior que adquiriu, ao longo do Doutorado em Educação, formação científica em uma área especializada do conhecimento, adquirindo habilidades para desenvolver pesquisas originais, relevantes e inovadoras de forma independente, produzindo conhecimento científico por meio de publicações e participação em eventos acadêmicos, bem como a capacidade de orientar trabalhos de pesquisa de terceiros.

Espera-se que o Doutor em Educação seja competente em

• Interpretar, analisar, sistematizar e modelar criticamente dados, informações, teorias e paradigmas inerentes à pesquisa educacional e suas interfaces com outras áreas do conhecimento a partir de uma perspectiva interdisciplinar.
• Desenvolva perguntas-chave que permitam formular um problema e conduzir pesquisas rigorosas de nível de doutorado em áreas novas ou não pesquisadas.
• Desenvolver desenhos metodológicos adequados aos objetivos da pesquisa dentro de parâmetros profissionais responsáveis ​​e éticos que contribuam para o avanço em sua área de estudo.
• Contribuir para a formação de massa crítica na área da Educação e compartilhar o progresso de seus estudos por meio de publicações científicas e de divulgação, participação em eventos e discussões acadêmicas.
• Apresentar resultados de pesquisa, argumentando-os adequadamente diante de um público específico ou painel designado, demonstrando independência intelectual, pensamento crítico e capacidade de sintetizar a partir de uma perspectiva prospectiva e dos princípios da ciência aberta.
• Integrar e/ou liderar grupos e equipes de pesquisa no país e/ou região, estimulando o avanço científico, tecnológico e social.
• Manter-se permanentemente atualizado na área da Educação em geral e na sua área de pesquisa em particular.
• Fornecer consultoria e assistência técnica a diversas partes interessadas e organizações nacionais e internacionais em questões educacionais.

Organização das atividades curriculares, duração e distribuição no tempo

O curso compreende um período inicial durante o qual os alunos participarão de seminários metodológicos (quantitativos e qualitativos), pesquisas e workshops com um total de 27 (vinte e sete) créditos (405 horas/aula) na modalidade presencial, para subsidiar a concepção de seus projetos de tese que apresentarão durante o Workshop de Tese I, em exame de suficiência em pesquisa de nível de doutorado perante uma banca examinadora, cuja aprovação será requisito para considerar concluído o Workshop de Tese I. Em caso de não aprovação no exame, o aluno deverá refazer a Oficina de Tese I.

Por se tratar de um Doutorado em Educação, que busca atender a uma demanda significativa, os créditos serão concedidos ao longo de 2 anos, durante 2 (dois) períodos anuais – janeiro 2026 (2 semanas) e janeiro 2027 (2 semanas), de modo a incentivar a frequência dos alunos formadores durante o período de férias.

Nos 4 (quatro) primeiros períodos, os alunos desenvolverão 2 (dois) seminários metodológicos de 2 créditos (30 horas) cada; um seminário para cada linha de pesquisa de 3 créditos (45 horas) cada e duas oficinas de tese de 6 créditos (90 horas) cada. Além disso, cada aluno completará dois créditos correspondentes a duas oficinas opcionais de 15 horas, cujos temas serão gerados a partir dos interesses dos alunos identificados em semestres anteriores. Por outro lado, os alunos também devem cumprir 6 créditos correspondentes a atividades acadêmicas (participação em 2 congressos internacionais, seminários, simpósios ou reuniões com apresentação de trabalhos), 4 publicações (artigos em periódicos científicos, anais de congressos internacionais ou capítulos de livros) individualmente ou em coautoria e 2 créditos correspondentes à defesa de tese, totalizando 35 créditos (525 horas).

Após a aprovação de todos os seminários e workshops, os alunos terão o prazo máximo de dois anos (um ano com possibilidade de prorrogação por mais um ano) para concluir suas pesquisas e elaborar suas teses, sob a orientação de um orientador/tutor de tese de doutorado, que os acompanhará durante todo o processo, desde a admissão no curso até a aprovação e entrega final da tese.

Uma vez aprovada pelo orientador/orientador para defesa, a tese será apresentada a uma banca composta por três doutores que arguirão com o doutorando e emitirão seu parecer, devidamente registrado no Termo de Defesa, onde constará a aprovação ou rejeição da tese, bem como as eventuais correções ou alterações que se fizerem necessárias para sua aprovação.

Uma vez cumpridos todos os requisitos (possíveis correções ou alterações exigidas pela comissão, requisitos financeiros e formais), o doutorando receberá o título de Doutor em Educação.

Primeiro período

• Seminário metodológico I (Qualitativo) (30 hrs.)
• Seminário metodológico II (Quantitativo) (30 hrs.)
• Seminário Línea 1 (45 hrs.)

Segundo período

• Seminário Línea 2 (45 hrs.)
• Seminário Línea 3 (45 hrs.)

Terceiro período

• Taller de tesis I (Prueba de Suficiencia Investigativa): 90 hrs.
• Taller opcional I: 15 hrs.
• Taller opcional II: 15 hrs

Quarto período

• Taller de tesis II (90hrs.)
• Actividades académicas (90hrs.)
• Defensa (30hrs.)

Coordenador do Curso no Brasil

Prof. M.Sc. Alex Moreira Mestre em Educação Ciências e Matemática - Universidade Federal de Viçosa - UFV- MG (2021-2023). Possui MBA em Gestão de Pessoas pela USP/ESALQ e MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo - USP/ESALQ ( 2018 - 2020). Especialista em Ensino de Matemática e Física (2016-2017) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais- Rio Pomba-MG. Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em deficiência intelectual pela Faculdade Futura (2018 -2019). Aperfeiçoamento em Formação Docente para EaD pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo - IFES. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alfenas- UNIFAL-MG (2011-2015). Bacharel em Administração pela Faculdade Presidente Antônio Carlos-UNIPAC/FUPAC (2007-2010). Professor de Ensino Superior e coordenador do curso de Bacharelado em Administração no Centro Universitário Vértice -UNIVÉRTIX em Matipó/MG. Possui experiência na Gestão de Cursos e Orientação de Trabalhos Acadêmicos e de Iniciação Científica, na UNIVÉRTIX. Atua como presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso de Administração- NDE (2022-Atual) do curso de Administração. Coordenador do Grupo de Estudo em Gestão de Negócios e Pessoas e Tecnologias de Informação (GENPTI) e da "Unicompany Júnior", Empresa Júnior dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UNIVÉRTIX, Matipó/MG. Integrante do grupo temático de Ensino do Conselho Regional de Administração - CRA-MG (2022-atual).

Coordenadora do Programa de Mestrado no Brasil

Profa. Fernanda Franklin Seixas Arakaki - Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Especialista em Planejamento, implementação e Gestão de EAD pela Universidade Federal Fluminense; especialista em Direito Penal e Processual Penal; Direito ambiental; possui curso superior em Direito, Filosofia e Física pela UFJF. Graduanda em matemática Pela UFJF e especializanda em Mídias na Educação pela UFJF. Acadêmica com intenso envolvimento com ensino, pesquisa e extensão. É monitora, gestora e idealizadora de projetos de Pesquisa e Extensão bem como representa a Instituição em eventos nacionais e internacionais (Universidade de Vigo, Coimbra e UDE). Atualmente é Advogada Militante, pesquisadora vinculada ao CNPQ, coordenadora de Pós-graduação; Coordenadora do curso de Direito UNIVÉRTIX Campus Juiz de Fora e Coordenadora do Núcleo de Inovação acadêmica do Centro Universitário UNIVÉRTIX, Professora da graduação e pós graduação do curso de direito do Centro Universitário UNIVÉRTIX.

Índice

Quer saber mais informações? Preencha o Formulário que entraremos em contato!

Explore Nossos Cursos

Escolha um Campus!

UNIVÉRTIX MATIPÓ

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

UNIVÉRTIX TRÊS RIOS

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL