No dia 08/06/2022, os acadêmicos do sexto e sétimo período de Enfermagem, realizaram uma atividade prática da Disciplina de Assistência de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso III, nas dependências do Hospital Escola da Medicina Veterinária da Faculdade Univértix.
Na oportunidade, foi utilizado o equipamento para Monitorização Hemodinâmica não Invasiva.
O enfermeiro que trabalha em UTI deve dispor de conhecimento técnico-científico sobre monitorização hemodinâmica, pois é de sua responsabilidade garantir que os parâmetros monitorizados sejam fidedignos, e a partir destes avaliar criticamente o estado do paciente.
A monitorização hemodinâmica tem extrema relevância no cuidado aos pacientes graves em UTI, permitindo diagnosticar alterações, conduzir a terapêutica, determinar prognóstico e evitar maiores complicações.
A monitorização não-invasiva é básica, de fácil manuseio, de menor custo e confere menos risco ao paciente. São observados, geralmente, a pressão arterial (manualmente ou através de método automatizado), frequência cardíaca, temperatura, frequência respiratória e oximetria de pulso.
Os alunos puderam conhecer de perto o equipamento utilizado para monitorização hemodinâmica, e simulando no colega o funcionamento do mesmo.
O ensino prático nos cursos de saúde é desafiador em todas as áreas profissionais, deste modo, a adaptação e inovação são necessidades constantes na vida dos profissionais.