CEP – Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP-UNIVÉRTIX é o órgão institucional da Univértix que visa proteger o bem-estar dos indivíduos participantes em pesquisas realizadas no seu âmbito.

 

Necessitam da aprovação do CEP-UNIVÉRTIX os projetos de pesquisa, cuja fonte primária de informação seja o ser humano, individual ou coletivamente, direta ou indiretamente – incluindo suas partes.

 

A análise ética pelo CEP não se restringe aos possíveis riscos que alguém possa correr por participar da pesquisa. As diretrizes observadas para análise constam de várias Resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

O CEP é interdisciplinar, constituído por profissionais de ambos os sexos, além de representantes da comunidade. É autônomo em suas decisões e é um dos Comitês de Ética brasileiros vinculados ao Sistema CEP-CONEP.

 

O Sistema CEP-CONEP é organizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP, órgão consultivo do CNS, com sede em Brasília.

 

A submissão de projetos deverá ocorrer exclusivamente via PLATAFORMA BRASIL. (A administração da Plataforma Brasil não é de responsabilidade do CEP/UNIVÉRTIX, mas sim do Conselho Nacional de Saúde).

 

Assista o Vídeo tutorial para cadastro na Plataforma Brasil  clicando aqui.

ATENDIMENTO:

– SOBRE PLATAFORMA BRASIL

DISQUE SAÚDE 136 (opção 8 e depois opção 9 para solicitar atendimento ao suporte da Plataforma Brasil

Segunda à sexta, das 08h às 20h.

 

– CEP UNIVÉRTIX – MATIPÓ

Contato: (31) 3873-2199, ramal 224

(31) 97132-4628 (Apenas Whatsapp)

cep.univertix@faculdadevertice.com.br

Endereço: Rua Bernardo Torres, nº180, Bairro Retiro, Bloco C, térreo, sala 05 – Matipó – MG

 

– CEP UNIVÉRTIX – TRÊS – RIOS

Contato: (24) 2252-1012, ramal 201

(31) 988916436 (Apenas Whatsapp)

cep.tr@univertix.net

Endereço: Rua Ernesto Medeiros, nº20, Bairro Purys, 2º andar, sala 202 – Três Rios – RJ

 

 OBSERVAÇÕES:

    1. O CEP não envia e-mails sobre tramitação de projetos pois não é administrador do sistema. Dessa forma, solicita-se a todos acompanhar a tramitação do projeto regularmente na Plataforma Brasil observando o status.
    2. O projeto só começa a tramitar no CEP após a sua recepção, com a documentação correta. Após a recepção o projeto ganha número CAAE, por gentileza acompanhar regularmente.
    3. Só podem ser recebidos projetos constando como pesquisador responsável professor/ pesquisador da Univértix.

CARTILHA DOS DIREITOS DOS PARTICIPANTES DE PESQUISA

Traz informações importantes sobre a proteção das pessoas que estão participando de uma pesquisa (Participantes de Pesquisa). A cartilha visa esclarecer como acontecem as pesquisas com seres humanos no Brasil, saber quais os órgãos competentes trabalham para regular, normatizar, educar e proporcionar segurança e autonomia para as pessoas que, de alguma forma, estão participando, já participaram ou pretendem participar de uma pesquisa.