Cerimônia de Apresentação do Internato de Medicina reúne representantes de Prefeituras e Hospitais parceiros na Univértix

No dia 18 de outubro de 2023, aconteceu a Cerimônia de Apresentação do Internato de Medicina da Univértix, contando com a participação dos Professores e Estudantes do 8° período de Medicina, além de convidados especiais, como Prefeitos, Secretários Municipais de Saúde e Representantes dos Hospitais parceiros da Univértix, que tiveram um momento para falarem sobre suas instituições e seus trabalhos na área da saúde. Expressaram satisfação por participarem do projeto do Internado de Medicina da Univértix e demonstraram boas expectativas em relação à etapa de formação que os internos realizarão nas instituições.

 Na abertura da cerimônia, o Sr. João Batista Gardingo proferiu palavras de boas-vindas e gratidão aos participantes do evento. Lembrou que iniciar o internato é um marco importante na jornada dos estudantes de Medicina, uma vez que aplicarão seus conhecimentos em situações de atendimento às pessoas sob cuidado de saúde. Portanto, além de exigir comprometimento e responsabilidade, o Estudante deverá demonstrar iniciativa e disposição para aprender.

Prof. D. Sc. Gilberto Valente Machado, Pró-reitor de Ensino, representando o Magnífico Reitor, Prof. Doutor Lucio Flavio Sleutjes e os demais Pró-reitores, deixou uma mensagem de saudação aos convidados e aos Estudantes que ingressarão no Internato e lembrou que na data – 18 de outubro, se comemora o Dia do Médico e de seu Padroeiro São Lucas. Parabenizou aos Médicos presentes e àqueles que estão em processo de formação. Reforçou aos Estudantes a necessidade de manterem um alto padrão de ética profissional, respeito às pessoas sob seus cuidados de saúde, demonstrando empatia e tratamento digno durante o internato e em suas futuras atuações profissionais.

Em seguida, o Prof. D. Sc. Flávio Takemi Kataoka, Coordenador do Curso de Medicina, voltando-se aos Estudantes de Medicina, elucidou que terão uma série de responsabilidades durante o Internato, uma vez que vivenciarão situações reais de comunicação e assistência direta às pessoas sob cuidado de saúde, aprendizado com supervisores, tomada de decisões, registros médicos, educação contínua, que exigirão condutas profissionais éticas, colaboração em equipe, dentre outros. Apesar dos desafios, o Internato de Medicina certamente oferecerá oportunidades de aprendizado significativas. E por fim, lembrou que, a reflexão contínua sobre o que significa ser um “médico humano” é essencial para garantir que a Medicina continue a evoluir em direção a um cuidado de qualidade e centrado na pessoa.

Em nome da Univértix, o Prof. Flávio agradeceu a todos os representantes dos Hospitais e Secretarias de Saúde parceiras do Curso de Medicina do Centro Universitário Vértice – Univértix, por proporcionarem esta oportunidade ímpar de crescimento profissional e pessoal dos Estudantes de Medicina, durante o período do Internato. Também expressou gratidão pelo apoio, aos médicos representantes das Associações e do Conselho Regional de Medicina. Elucidou que este compromisso assumido coletivamente por várias instituições de saúde e prefeituras, para a formação de futuros médicos que contribuirão para o cuidado e a saúde da população desta região de Minas Gerais, demonstrou a responsabilidade social das diversas lideranças que ali estiveram representadas.

Cerimônia de Apresentação do Internato de Medicina reúne representantes de Prefeituras e Hospitais parceiros na Univértix
Previous slide
Next slide