Coordenação e Estudantes de Medicina se reúnem para avaliação do semestre letivo.

No dia 28 de junho de 2023, o Coordenador do Curso de Medicina, Prof. D. Sc. Flávio Takemi Kataoka, se reuniu no Auditório do Complexo de Saúde da Univértix com as turmas do 1°, 3°, 5° e 7° períodos de 2023-1, com o objetivo de tratar sobre: 1) Retornos da CPA 2022-2; 2) Avaliação do semestre letivo de 2023-1; 3) Compromissos para 2023-2.

As reuniões ocorreram em horários distintos para cada período e em cada uma delas, o Coordenador expôs sobre a autoavaliação da CPA (Comissão Própria de Avaliação), que é um processo contínuo, com o qual a Instituição adquire conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Dr. Flávio apresentou aos Estudantes as demandas evidenciadas na CPA 2022-2 e as ações que já foram implementadas a partir dela.

Em seguida, apresentou registros de algumas das atividades realizadas pelo Curso de Medicina em 2023-1, dentre elas: 1) Inauguração do Ambulatório Escola, anexo à Fundação de Saúde Cristo Rei de Matipó, com o início das aulas práticas das Especialidades da Clínica Médica II (7° período de Medicina) – Reumatologia, Nefrologia, Endocrinologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Hematologia; aulas práticas de Fundamentos de Cirurgia e Cirurgia Ambulatorial (5° período de Medicina); além das aulas práticas de Saúde da Mulher I e Saúde da Criança I (7° período de Medicina), com atendimentos à população, agendados pela Secretaria Municipal de Saúde; 2) Curso Pré-clínico de Anatomofisiologia voltado para os acadêmicos do 5° e 7° períodos; 3) Congresso CAMU (Centro Acadêmico de Medicina da Univértix) desenvolvido com o apoio institucional e a massiva participação dos Estudantes de Medicina; 4) Ações de Combate à Dengue realizadas pelos Professores e Estudantes; 5) Vivências práticas de PIC – Práticas Integrais do Cuidado, nas Unidades Básicas de Saúde de Matipó e Santa Margarida, com campanhas em escolas e ambientes comunitários; 6) Nivelamento e Reposição de Aulas para os ingressantes tardios 2023-1, bolsistas FIES e ProUni; 7) Protagonismo dos Estudantes de Medicina: filiação para intercâmbio e sociedades estudantis, além de participação em eventos médicos; 8) Início das Atividades Curriculares de Extensão – ACE I, com o protagonismo dos estudantes na construção de projetos, que culminaram nas Feiras UNIVIDAS, com atendimentos e ações socioeducativas voltadas à comunidade externa, na Praça da Matriz de Matipó; 8) Inúmeros eventos de Ensino, Pesquisa e Extensão promovidos pelas Ligas Acadêmicas de Medicina e da Atlética; 9) Os eventos culturais com destaque da participação dos Estudantes de Medicina, evidenciada tanto na II Mostra Gastronômica, como no tradicional Arraiá da Univértix.

Após este momento, o Coordenador expôs aos Estudantes, a necessidade do cuidado e o comprometimento com suas formações médicas e franqueou a palavra aos representantes de turmas e demais Estudantes, os quais puderam esclarecer dúvidas, avaliar o semestre, apresentar demandas e sugestões para o semestre letivo de 2023-2. Dr. Flávio registrou e agradeceu as contribuições e reafirmou o compromisso da Coordenação do Curso de Medicina e da Univértix de buscar constantes melhorias.