“Dia do Autocuidado” é promovido por Estudantes e Professores da Univértix, no Bairro Boa Vista de Matipó/MG.

Na manhã do dia 21 de maio de 2023, os acadêmicos do Projeto de Extensão SUNSHINE realizaram um “Dia do Autocuidado” no Bairro Boa Vista na cidade de Matipó – MG. As ações iniciaram às 08:00 e finalizaram às 12:00, com participação de aproximadamente 300 pessoas da comunidade.

O momento foi preparado pelos próprios acadêmicos pertencentes ao Projeto SUNSHINE, em parceria com a Escola Estadual do Bairro Boa Vista (Diretora Mônica Tolentino), Liga LAIVE, Prefeitura Municipal de Matipó e demais cursos do Centro Universitário Univértix, sob supervisão do Prof. Wéderson Fraga (Mestre Zói), Professora Marcela Gouveia e o Biólogo Marcus Vinícius Brandão, com intuito de elucidar sobre os cuidados gerais de higiene pessoal, orientação sobre as ISTS, alimentação saudável e momentos lúdicos para as crianças.

Um levantamento do Ibope em 2020 mostrou que 84% dos brasileiros buscam uma rotina de autocuidado, mas só um terço consegue. A pesquisa mostrou ainda que, 3 de cada 4 entrevistados sentiam alguma dor física frequente.

Neste sentido, compreendendo esta realidade, o Projeto Sunshine promoveu tal ação, com o objetivo de transformar esta realidade, evidenciando a importância de se conhecer e estar bem consigo mesmo, realizando atividades simples e que trazem benefícios não apenas para o corpo, mas que também tenham um impacto mental e emocional.

As ações realizadas neste “Dia do Autocuidado” reforçaram que, quem se cuida, se ama; mantém o equilíbrio em todos os aspectos e consegue lidar melhor com as atividades e as adversidades diárias.