Encontro de Desenvolvimento Docente reflete sobre Avaliações no Curso de Medicina.

Nos dias 13 e 14 de abril (sábado e domingo) de 2024 aconteceu mais um Encontro de Desenvolvimento Docente, com a participação dos Professores do Curso de Medicina do Centro Universitário Vértice – Univértix. A Profa. D. Sc. Oscarina da Silva Ezequiel e a Profa. D. Sc. Rosana Alves foram as responsáveis pelos trabalhos, com a proposta de refletirem sobre a “Avaliação do Educando”.

O objetivo do encontro foi desenvolver entre os Professores, a competência em avaliação do Estudante de Medicina. Os Professores tiveram a oportunidade de refletir sobre como conduzir as práticas avaliativas no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de uma avaliação dialógica e diferenciar avaliação somativa, formativa e referenciada por critério.

Profa. Oscarina e Profa. Rosana explanaram que educar envolve: permitir reflexão para auto monitorar aprendizado; oferecer devolutiva sobre as fortalezas e fraquezas no aprendizado; informar sobre o nível de aprendizado; apontar para o que é importante; alinhar conceitos entre docentes. E que, qualquer que seja o foco da avaliação e o método empregado para tal. é importante que este tenha alguns atributos gerais, que podem ser considerados como determinantes de alta qualidade: validade, confiabilidade, viabilidade, aceitabilidade, impacto educacional e mudança de mentalidade, para que a avaliação como instrumento de poder e de controle seja convertida em instrumento eficiente no apoio individual da aprendizagem e instrumento de gestão em diferentes níveis.

Os Professores de Medicina expressaram que o encontro foi muito proveitoso e tiveram a oportunidade de ampliar as possibilidades para construção de suas avaliações. O debate não só fortaleceu a comunidade docente, mas também reafirmou o compromisso conjunto de elevar constantemente os padrões de ensino e aprendizado no campo da Medicina.