Internos de Medicina da Univértix realizam avaliações OSCE.

Durante a formação médica é importante que os futuros profissionais sejam avaliados além dos conceitos teóricos. Assim, o Exame Clínico Objetivo e Estruturado (em inglês, Objective Structured Clinical Examination, OSCE), é um importante instrumento para avaliação de competência.

Nos dias 06, 07, 08, 10 e 13/05/2024, os Estudantes do 9° período de Medicina, participaram de avaliações OSCE, de acordo com a área que realizam o internato – Cirurgia, Atenção Primária à Saúde, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica. Os exames foram aplicados no Complexo de Saúde pela Equipe do OSCE da Univértix, composta por Professores do Curso de Medicina e demais colaboradores.

O OSCE foca em competências clínicas que vão além de testes objetivos. Assim, ele realiza uma observação direta. Além disso, são avaliados o raciocínio clínico e a conduta com o paciente, com uma proposta humanista.

De modo geral, o exame avalia as principais competências das áreas da Medicina abordadas durante o internato. O exame é baseado na rotatividade. Por isso, é dividido por estações, que podem ser uma sala ou uma mesa. Nela será simulado um atendimento. Assim, os alunos percorrem as estações e têm um período pré-estabelecido para realizarem o exercício.

Durante a aplicação, os estudantes são avaliados por um professor ou instrutor, que utiliza um check-list objetivo, no qual são registrados os aspectos de conhecimentos técnicos, as habilidades com o paciente e o raciocínio diagnóstico. Ao final, os alunos se reúnem com um docente, para terem o seu Feedback.

Os Internos de Medicina da Univértix que participaram da avaliação, apesar de expressarem apreensão inicialmente, acharam a experiência muito enriquecedora. Os Professores avaliaram positivamente os resultados, assim como a dedicação dos estudantes e de toda equipe envolvida.

.

Internos de Medicina da Univértix realizam avaliações OSCE.