Aula teórica e prática do Curso Técnico em Enfermagem em parceria com os alunos do curso de medicina da Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia (LAOT).

No dia 01/06/2023, ocorreu uma aula teórica e prática do Curso Técnico em Enfermagem em parceria com os alunos do curso de medicina da Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia (LAOT) com o objetivo de consolidar os conceitos aprendidos durante as aulas de Anatomia e Fisiologia, especialmente nas áreas de osteologia e artrologia. Durante a aula, foram apresentados diversos casos clínicos que os profissionais técnicos em enfermagem podem encontrar ao longo de sua formação e carreira.

A ênfase foi dada à importância de conhecer os diversos conceitos aprendidos durante as aulas de anatomia e fisiologia, a fim de que os técnicos em enfermagem possam lidar adequadamente com casos como o tratamento de emergência, que envolve imobilizações provisórias, e o tratamento definitivo, que envolve imobilizações definitivas.

A aula teve uma abordagem prática, permitindo aos alunos aplicarem os conhecimentos teóricos em situações reais. Foram discutidos diferentes métodos e técnicas de imobilização, bem como a importância de uma avaliação precisa da anatomia e fisiologia dos pacientes antes de decidir sobre o tratamento adequado.

Através da análise de casos clínicos, os alunos puderam compreender a importância da colaboração entre os profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, na abordagem e tratamento de lesões ortopédicas e traumatológicas. Foi enfatizada a necessidade de uma comunicação eficaz e trabalho em equipe para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes.