Processo Civil e Meios Pacíficos de Solução de Controvérsias

Público-alvo: Profissionais com formação superior em Direito:
(Bacharéis, advogados, defensores públicos, juízes, promotores, professores no curso de Direito, Policiais, procuradores de municípios e câmaras municipais, agentes fiscais, servidores de todas as esferas da Administração Pública).
Duração do curso: 12 meses (2 módulos por mês)
Carga horária: 370 horas
Horário: Sábado (08:00 às 18:00 h) e Domingo (08:00 às 13:00 h)
Investimento: 30 parcelas R$ 400,00
Coordenadora: Profa. D.Sc. Fernanda Franklin Seixas Arakaki
Previsão para 1ª turma: FEVEREIRO 2024.
Informações: Setor de Pós-graduação – 31 3873-2052 WhatsApp | 31 3873-2199 Chat Institucional
Campus Matipó/MG
Campus Três Rios/RJ

 

Objetivo do curso

O curso de pós-graduação lato sensu em Processo Civil e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos possui por objetivo: oferecer o melhor referencial teórico-prático dos institutos processuais e pacificadores, tais como, mediação; conciliação e arbitragem, tendo como foco o Novo CPC, oportunizando a formação dos profissionais para a atuação na área preventiva ou contenciosa, capacitando para a utilização das técnicas mais adequadas na resolução/transformação de conflitos/disputas em suas diferentes áreas, bem como conhecer e utilizar as técnicas mais modernas na resolução de disputas, inclusive on-line. A metodologia adotada volta-se para a participação do discente, estimulando sua autonomia, conferindo-lhe o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. As atividades propostas buscam promover a reflexão crítica e o ensino aplicado à resolução de questões concretas. Assim, rompe com o paradigma positivista extremado que escraviza o profissional e que forma meros reprodutores de normas. O caminho metodológico é a prática de um ensino adequado à realidade, concatenando as ideias teóricas articuladas à prática. Para tanto, estão previstas atividades como estudos de casos, simulações e exercícios que estimulem a troca de experiências e a aplicabilidade no trabalho. As estratégias didáticas privilegiam o ensino de aplicabilidade, incentivam a reflexão e o intercâmbio das experiências profissionais dos alunos, bem como a sistematização desse conhecimento a partir de um arcabouço teórico selecionado.

 

Estrutura Currícular



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Índice

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