Projeto “Cultivando Conhecimento – Horta na Escola”

A Escola Estadual Waldomiro Mendes de Almeida, em Matipó, dá início ao inovador projeto “Cultivando Conhecimento – Horta na Escola”, com a colaboração dos estudantes de Agronomia e a supervisão das professoras Leonice e Jaqueline, coordenadoras do Núcleo de Educação do Campo (NEM) no período matutino. Este projeto é apoiado também pelos docentes Vinícius Sigilião Silveira Silva e Carla da Silva Dias, do curso de Agronomia do Centro Universitário Univértix.

Objetivos do Projeto Horta na Escola

O principal objetivo do projeto é promover a educação ambiental, nutricional e comunitária no ambiente escolar. Através de uma abordagem interdisciplinar, “Cultivando Conhecimento – Horta na Escola” busca não apenas transmitir conhecimento acadêmico, mas também desenvolver habilidades práticas essenciais e fortalecer a integração entre estudantes, professores e a comunidade de Matipó.

Prática e Teoria Unidas pela Agricultura

Integrando prática e teoria, os alunos poderão vivenciar diretamente os conceitos de ecologia, sustentabilidade e alimentação saudável, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas diretamente na horta escolar. Esta experiência prática destina-se a enriquecer o currículo educacional, proporcionando uma compreensão profunda dos temas tratados em sala de aula.

Compromisso da Univértix com a Comunidade

A parceria com a Univértix sublinha o compromisso contínuo do centro universitário com a formação integral dos alunos e o desenvolvimento sustentável da região. O projeto “Cultivando Conhecimento – Horta na Escola” é uma manifestação clara desse compromisso, representando uma ação extensionista significativa e transformadora.

Este projeto é um exemplo brilhante de como a educação pode conectar-se com o meio ambiente e a comunidade local, oferecendo uma plataforma de aprendizado dinâmico e relevante para todos os envolvidos.

Projeto “Cultivando Conhecimento – Horta na Escola”