Terceiro Feirão Limpa Nome – Univértix de Três Rios

A Faculdade Vértix Trirriense – UNIVÉRTIX, participou entre os dias 31 de maio e 2 de junho, do Terceiro Feirão Limpa Nome realizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Três Rios, em parceria com o PROCON e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Segundo os organizadores do evento, foram realizados 2.040 atendimentos, com o fechamento de 1.283 acordos, gerando negociações com descontos de até 98%, além de ações para a promoção de educação financeira aos participantes superendividados, apoiados pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

A iniciativa, idealizada pela juíza Dra. Elen de Freitas Barbosa, titular do Juizado Especial Cível da Comarca de Três Rios/RJ, proporciona ao devedor e ao consumidor a possiblidade de negociarem suas dívidas, limparem seus nomes e resgatarem sua cidadania. Permite também que os comerciantes possam reaver seus créditos para que a economia da região volte a girar, preservando empregos.

“Com a ação ainda desafogamos o Poder Judiciário com ações de cobrança e execuções, sobretudo os Juizados Especiais Cíveis (JEC), que são utilizados por pequenas empresas para recuperar créditos. Oferecemos, ainda, durante e após o Feirão, orientações financeiras por meio das universidades para que o devedor e seu núcleo familiar tenham a oportunidade de reestruturar a economia doméstica, evitando novos endividamentos”, destacou a juíza Dra. Elen de Freitas Barbosa, ao CITAR O SITE DO TRIBUNAL.

A ação também contou com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e serviços; da Câmara Municipal de Três Rios, da Prefeitura Municipal de Três Rios; da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ); além das universidades UNIVÉRTIX e Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campus de Três Rios, entre outras instituições.

Os acadêmicos do curso de Direito da UNIVÉRTIX estiveram presentes apoiando o evento. Os alunos desempenharam funções de cadastramento, fiscais volantes, realização de cópias dos acordos e orientação aos participantes, ações que integram o Projeto UNIVÉRTIX em Ação como atividade de Extensão. Também desempenharam as funções de conciliadores dos acordos firmados entre os participantes e as empresas presentes.

“Essa oportunidade de apoiar o Terceiro Feirão Limpa Nome é muito gratificante, pois possibilitamos aos nossos alunos o contato com a realidade financeira da nossa cidade. Essa ação extensionista promove ao acadêmico o dever de se desenvolver para que sua atividade profissional possa contribuir para a melhoria e evolução da sociedade em seu entorno. Parabenizo todos os alunos que estiveram presentes, trabalhando com muito carinho, respeito, cordialidade e eficiência nesses três dias de evento.” Professor M.Sc. Vitor Iotte Medeiros, Coordenador de Pesquisa e Extensão da UNIVÉRTIX TR.

O Coordenador Geral do Campus de Três Rios/RJ, Professor D.Sc. Frederico Pereira da Silva, destacou a importância destas ações envolvendo o Judiciário, a sociedade civil e as instituições de ensino. “A Univértix sente-se honrada pelo convite de participar de eventos que promovem a integração social e resgata a dignidade daqueles, que por ventura, em algum momento não puderam cumprir com suas obrigações. Passamos por anos difíceis e vislumbrar o comprometimento de tantas pessoas unidas em prol do coletivo, nos faz crer que estas mobilizações contribuem para a formação acadêmica e pessoal dos nossos alunos. Parabenizo em especial a Dra. Elen de Freitas Barbosa, e toda sua equipe pela sensibilidade e dedicação na idealização e concretização deste e tantos outros projetos em nossa cidade”.

Terceiro Feirão Limpa Nome – Univértix de Três Rios