Direito Médico e da Saúde

Público-alvo: Profissionais com formação superior em Direito (bacharéis, advogados, defensores públicos, juízes, promotores, professores no curso de Direito, procuradores de municípios e câmaras municipais, agentes fiscais, servidores de todas as esferas da Administração Pública) e na área da saúde (médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas).
Duração do curso: 12 meses (2 módulos por mês)
Carga horária: 400 horas
Horário: Sábado (08:00 às 18:00 h) e Domingo (08:00 às 13:00 h)
Investimento: 30 parcelas R$ 400,00
Coordenadora: Profa. D.Sc. Fernanda Franklin Seixas Arakaki
Previsão para 1ª turma: FEVEREIRO 2025
Informações: Setor de Pós-graduação – 31 3873-2052 WhatsApp | 31 3873-2199 Chat Institucional
Campus Matipó/MG
Campus Três Rios/RJ

 

Objetivo do curso

O curso de pós-graduação lato sensu em Direito Médico e da Saúde possui por objetivo: oferecer o melhor referencial teórico-prático dos institutos do Direito Médico e da Saúde, tendo por objetivo discutir assuntos atuais e pertinentes para que o discente, numa postura crítica e reflexiva, esteja capacitado a enfrentar situações do cotidiano, seja na qualidade de profissional da área jurídica ou da área de saúde. O curso oportuniza a formação para um mercado atual que exige uma abordagem especializada na regulamentação dos serviços de saúde e no campo médico. O curso abordará, de forma aprofundada, os principais temas relacionados ao Direito Médico, explorando sua interdisciplinaridade com a bioética, a regulamentação dos serviços de saúde e as questões éticas e jurídicas da relação médico-paciente. Além disso, oferecerá uma visão atualizada sobre os desafios e tendências emergentes, como a incorporação de tecnologias médicas avançadas e os impactos da judicialização da saúde. Os alunos serão estimulados a analisar casos práticos, discutir dilemas éticos e aplicar os conhecimentos adquiridos na solução de problemas reais da área da saúde. A metodologia adotada volta-se para a participação do discente, estimulando sua autonomia, conferindo-lhe o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. As atividades propostas buscam promover a reflexão crítica e o ensino aplicado à resolução de questões concretas. O caminho metodológico é a prática de um ensino adequado à realidade, concatenando as ideias teóricas articuladas à prática. Para tanto, estão previstas atividades como estudos de casos, simulações e exercícios que estimulem a troca de experiências e a aplicabilidade no trabalho. As estratégias didáticas privilegiam o ensino de aplicabilidade, incentivam a reflexão e o intercâmbio das experiências profissionais dos alunos, bem como a sistematização desse conhecimento a partir de um arcabouço teórico selecionado.

 

Estrutura Curricular



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Índice

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