Mestrado em Educação

❯❯ Período de Inscrição:
15 de abril a 30 de julho

❯❯ Duração:
2 anos

❯❯ Carga Horária:
504 horas

❯❯ Taxa de Inscrição:
R$ 500,00

❯❯ Mensalidade:
30 x R$999,00

❯❯ Trabalho de Conclusão:
Dissertação

Conheça a Parceria entre a Univértix & UDE

O Centro Universitário Vértice – UNIVÉRTIX em parceria com a prestigiosa Universidad de La Empresa – UDE, tem o orgulho de apresentar seus programas de pós graduação stricto sensu (mestrado), reconhecidos por sua qualidade excepcional e excelência acadêmica. Os mestrados oferecem uma experiência educacional única, impulsionando a carreira dos profissionais para novos patamares de sucesso.

Os programas de mestrado são cuidadosamente elaborados por especialistas, garantindo conteúdo atualizado e relevante para as demandas do mercado de trabalho contemporâneo. Com uma abordagem prática e baseada em pesquisa, desenvolvem competências específicas no campo da compreensão, avaliação e aplicação de cada uma das áreas envolvidas.

Se você busca uma educação de alta qualidade, reconhecida internacionalmente e que o preparará para os desafios do mundo profissional, os mestrados da UDE em parceria  com a UNIVÉRTIX são a escolha ideal. Junte-se a nós e faça parte de uma comunidade acadêmica comprometida com a excelência, a inovação e o sucesso de cada aluno.

Networking Global:

A parceria com a UDE proporciona aos nossos alunos acesso a uma ampla rede de contatos profissionais e oportunidades de colaboração internacional. Com a conexão entre Brasil e Uruguai, os mestrados oferecem um ambiente multicultural e estimulante, enriquecendo a experiência de aprendizado e ampliando as perspectivas de carreira dos nossos alunos.

Suporte Integral ao Aluno:

No Centro Universitário UNIVÉRTIX o sucesso e desenvolvimento dos mestrandos é a nossa prioridade. O UNIVÉRTIX e a UDE oferecem suporte integral ao aluno, desde assistência acadêmica até orientação profissional e apoio emocional. Nosso compromisso é proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor, onde cada aluno possa alcançar seu pleno potencial e realizar seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Mestrado em Educação

O Mestrado em Educação é um programa acadêmico de pós-graduação de natureza internacional com ênfase em pesquisa, destinado a fortalecer as competências de professores e gestores educacionais, a fim de enfrentar com eficácia as novas demandas de desenvolvimento dos sistemas educacionais regionais.

Objetivos

Os objetivos gerais do Mestrado em Educação são:

  1. Formar pesquisadores competentes para estudar e intervir nos complexos problemas contemporâneos do desenvolvimento educacional nacional e regional; compreender seus diferentes atores, a aprendizagem ao longo da vida, a gestão de centros educacionais; discutir os problemas de acesso e inclusão, equidade social e qualidade nos diferentes níveis de educação e seus sistemas.

  2. Formar profissionais competentes para liderar e dirigir os processos de formação de instrutores, a fim de lidar com as transformações atuais nos sistemas educacionais da região.

Requisitos de Entrada

  • Mestrado: Os candidatos ao mestrado devem ser graduados com um diploma de Bacharelado ou Licenciatura ou uma qualificação equivalente, sujeitos a uma entrevista e análise curricular.

Perfil do Egresso

O Programa de Formação Avançada em Educação (P.F.A.E.) da Faculdade de Ciências da Educação articula as competências essenciais para cada um dos níveis de formação de pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado). No nível de mestrado, o perfil do graduado é definido nas seguintes áreas de domínio, de acordo com os objetivos gerais:

 

  1. Gerar conhecimento que forneça novas soluções para problemas identificados no contexto educacional local ou regional ou que melhore os existentes, individualmente ou em equipe.
  2. Liderar ações de formação de professores com o objetivo de melhorar as práticas de ensino com base em um processo reflexivo e incorporando experiências e inovação educacional como motor das transformações de um sistema educacional.

Duração e Modalidade

A modalidade do curso é híbrida e envolve uma duração mínima de 24 meses e máxima de 30 meses, divididos em 18 meses de curso e de 6 a 12 meses com supervisão para o desenvolvimento do estudo de campo e a preparação da dissertação.

Durante os 18 meses de estudo, os alunos participam de seminários semanais e produção autônoma na plataforma e nas atividades acadêmicas organizadas pela Unidade de Pesquisa da Faculdade.

Carga Horária

A carga acadêmica do mestrado é de 524 horas, o que implica uma dedicação de 25 horas por semana. Todas as unidades curriculares são ministradas em um regime de 75% de presença obrigatória. As atividades de frequência obrigatória nas unidades de Montevidéu são realizadas somente durante o mês de janeiro ou julho, levando em conta as necessidades específicas dos educadores e profissionais da educação.

Estrutura Curricular do Mestrado

Para obter um caminho integrado, o mestrado é dividido em três níveis progressivos. Ao longo do curso, as unidades curriculares são agrupadas para introduzir progressivamente os problemas e sua complexidade a partir das linhas de pesquisa da Faculdade:

 

Linhas de pesquisa do PFAE

Linha 1 – Cultura, sociedade e educação

Linha 2 – Didática, currículo e inovação educacional

Linha 3 – Política, gestão e qualidade da educação

 

Os três níveis da estrutura curricular são:

 

Nível 1 – Introdutório: Introdução às Ciências da Educação.

Nível 2 – Intermediário: Análise de áreas, teorias e problemas educacionais.

Nível 3 – Aprofundamento: Seminários de debate sobre a construção do pensamento crítico.

 

Para obter o título de Mestre em Educação, é necessário ser aprovado em todas as unidades curriculares do plano de estudos. É necessário um projeto de pesquisa e a preparação e defesa pública da dissertação original vinculada a uma das linhas de pesquisa atuais da Faculdade.

 

Coordenadora do Curso no Brasil

Profa. Rita de Cassia Ferreira Pedrosa Lazaroni, Graduação em Filosofia. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina, FFCLSM, Brasil. Especialização em História - História do Brasil. (Carga Horária: 450h). Federação de Escolas Faculdades Integradas Simonsen, SIMONSEN, Brasil. Título: Ocupação e Estruturação Econômica Vinte-Vuveira do século XVI a 1960. Orientador: Angela Carrancho da Silva. 1999-2000. Especialização em Educação: Novos Paradígmas. (Carga Horária: 372h). Rede Pitágoras, PITÁGORAS, Brasil.Título: Educação: Novos Paradigmas. Orientador: Maria Inês de Almeida, 2025 – 2026. Mestrado em Mestrado em Educação. Universidad del Mar, UDELMAR, Chile.Título: Análise do fenômeno Bullying em escolas de rede pública, municipal e privada do município de Matipó. Ano de Obtenção: 2011. Orientador: Leopoldo Briones Salazar. Palavras-chave: Educação. Grande área: Ciências Humanas Setores de atividade: Educação Superior. 2007-2011. Doutorado em andamento em Doutorado em Educação. Universidad del Mar, UDELMAR, Chile. Título: O fenômeno Bullying Orientador: Leopoldo Briones. Palavras-chave: Bullying; Educação; Integração. Grande área: Ciências Humanas Setores de atividade: Educação. 2011. Atualmente é professora do Centro Universitário Univértix. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento social, sociedade, educação, pólitica e turismo.

Coordenadora do Programa de Mestrado no Brasil

Profa. Fernanda Franklin Seixas Arakaki - Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Especialista em Planejamento, implementação e Gestão de EAD pela Universidade Federal Fluminense; especialista em Direito Penal e Processual Penal; Direito ambiental; possui curso superior em Direito, Filosofia e Física pela UFJF. Graduanda em matemática Pela UFJF e especializanda em Mídias na Educação pela UFJF. Acadêmica com intenso envolvimento com ensino, pesquisa e extensão. É monitora, gestora e idealizadora de projetos de Pesquisa e Extensão bem como representa a Instituição em eventos nacionais e internacionais (Universidade de Vigo, Coimbra e UDE). Atualmente é Advogada Militante, pesquisadora vinculada ao CNPQ, coordenadora de Pós-graduação; Coordenadora do curso de Direito UNIVÉRTIX Campus Juiz de Fora e Coordenadora do Núcleo de Inovação acadêmica do Centro Universitário UNIVÉRTIX, Professora da graduação e pós graduação do curso de direito do Centro Universitário UNIVÉRTIX.

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