Mestrado em Educação

Mestrado em Educação

O Mestrado em Educação é um programa acadêmico de pós-graduação de natureza internacional com ênfase em pesquisa, destinado a fortalecer as competências de professores e gestores educacionais, a fim de enfrentar com eficácia as novas demandas de desenvolvimento dos sistemas educacionais regionais. Ele foi reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura em setembro de 2007.

Objetivos

Os objetivos gerais do Mestrado em Educação são:

  1. Formar pesquisadores competentes para estudar e intervir nos complexos problemas contemporâneos do desenvolvimento educacional nacional e regional; compreender seus diferentes atores, a aprendizagem ao longo da vida, a gestão de centros educacionais; discutir os problemas de acesso e inclusão, equidade social e qualidade nos diferentes níveis de educação e seus sistemas.

  2. Formar profissionais competentes para liderar e dirigir os processos de formação de instrutores, a fim de lidar com as transformações atuais nos sistemas educacionais da região.

Requisitos de Entrada

  • Mestrado: os candidatos ao mestrado devem ser graduados com um diploma de bacharelado com duração não inferior a 4 anos ou uma qualificação equivalente.

Perfil do Egresso

O Programa de Formação Avançada em Educação (P.F.A.E.) da Faculdade de Ciências da Educação articula as competências essenciais para cada um dos níveis de formação de pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado). No nível de mestrado, o perfil do graduado é definido nas seguintes áreas de domínio, de acordo com os objetivos gerais:

 

  1. Gerar conhecimento que forneça novas soluções para problemas identificados no contexto educacional local ou regional ou que melhore os existentes, individualmente ou em equipe.
  2. Liderar ações de formação de professores com o objetivo de melhorar as práticas de ensino com base em um processo reflexivo e incorporando experiências e inovação educacional como motor das transformações de um sistema educacional.

Duração e Modalidade

A modalidade do curso é híbrida e envolve uma duração mínima de 24 meses e máxima de 30 meses, divididos em 18 meses de curso e de 6 a 12 meses com supervisão para o desenvolvimento do estudo de campo e a preparação da dissertação.

 

Durante os 18 meses de estudo, os alunos participam de seminários semanais e produção autônoma na plataforma e nas atividades acadêmicas organizadas pela Unidade de Pesquisa da Faculdade, que são realizadas anualmente em janeiro em Montevidéu.

Carga Horária

A carga acadêmica do mestrado é de 524 horas, o que implica uma dedicação de 25 horas por semana. Todas as unidades curriculares são ministradas em um regime de 75% de presença obrigatória. As atividades de frequência obrigatória nas unidades de Montevidéu são realizadas somente durante o mês de janeiro ou julho, levando em conta as necessidades específicas dos educadores e profissionais da educação.

Estrutura Curricular do Mestrado

Para obter um caminho integrado, o mestrado é dividido em três níveis progressivos. Ao longo do curso, as unidades curriculares são agrupadas para introduzir progressivamente os problemas e sua complexidade a partir das linhas de pesquisa da Faculdade:

 

Linhas de pesquisa do PFAE

Linha 1 – Cultura, sociedade e educação

Linha 2 – Didática, currículo e inovação educacional Linha 3 – Política, gestão e qualidade da educação

 

Os três níveis da estrutura curricular são:

 

Nível 1 – Introdutório: Introdução às Ciências da Educação.

Nível 2 – Intermediário: Análise de áreas, teorias e problemas educacionais.

Nível 3 – Aprofundamento: Seminários de debate sobre a construção do pensamento crítico.

Unidades Curriculares

Nível 1 (Introdução)

Nível 2 (Intermediário)

Nível 3 (Aprofundamento)

Linha 1

Fundamentos da Educação

Atores sociais e o contexto educacional

Seminário I – Culturas, Saberes e Práticas em Debate

Linha 2

Didáticas e Teorias da Aprendizagem

Currículo e avaliação

Seminário II – Novas tendências e inovação educacional

Linha 3

Política educacional e o sistema educacional no século XXI

Gerenciamento de centros educacionais e treinamento de instrutores

Seminário III – Educação e trabalho: construindo um futuro

Treinamento metodológico – Um teste de proficiência em pesquisa é aplicado no final do treinamento metodológico. Os alunos devem fazer uma apresentação oral de suas propostas de dissertação.

Unidades Metodológicas

Introdução à pesquisa educacional
Redação Acadêmica

Workshop de Pesquisa I Workshop de Pesquisa II

Seminário Permanente de Dissertação (teórico-prático)

Unidades Metodológicas

Seminário de Produção Acadêmica

Seminário sobre Produção Acadêmica (Produção e Disseminação)

Seminário de Produção Acadêmica (Teste de proficiência em pesquisa)

  • Para obter o título de Mestre em Educação, é necessário ser aprovado em todas as unidades curriculares do plano de estudos. É necessário um projeto de pesquisa e a preparação e defesa pública da dissertação original vinculada a uma das linhas de pesquisa atuais da Faculdade.

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