Mestrado em Gestão Ambiental

❯❯ Período de Inscrição:
15 de abril a 30 de junho

❯❯ Duração:
2 anos

❯❯ Carga Horária:
508 horas

❯❯ Taxa de Inscrição:
R$ 500,00

❯❯ Mensalidade:
30 x R$1.680,00

❯❯ Trabalho de Conclusão:
Dissertação

Conheça a Parceria entre a Univértix & UDE

O Centro Universitário Vértice – UNIVÉRTIX em parceria com a prestigiosa Universidad de La Empresa – UDE, tem o orgulho de apresentar seus programas de pós graduação stricto sensu (mestrado), reconhecidos por sua qualidade excepcional e excelência acadêmica. Os mestrados oferecem uma experiência educacional única, impulsionando a carreira dos profissionais para novos patamares de sucesso.

Os programas de mestrado são cuidadosamente elaborados por especialistas, garantindo conteúdo atualizado e relevante para as demandas do mercado de trabalho contemporâneo. Com uma abordagem prática e baseada em pesquisa, desenvolvem competências específicas no campo da compreensão, avaliação e aplicação de cada uma das áreas envolvidas.

Se você busca uma educação de alta qualidade, reconhecida internacionalmente e que o preparará para os desafios do mundo profissional, os mestrados da UDE em parceria  com a UNIVÉRTIX são a escolha ideal. Junte-se a nós e faça parte de uma comunidade acadêmica comprometida com a excelência, a inovação e o sucesso de cada aluno.

Networking Global:

A parceria com a UDE proporciona aos nossos alunos acesso a uma ampla rede de contatos profissionais e oportunidades de colaboração internacional. Com a conexão entre Brasil e Uruguai, os mestrados oferecem um ambiente multicultural e estimulante, enriquecendo a experiência de aprendizado e ampliando as perspectivas de carreira dos nossos alunos.

Suporte Integral ao Aluno:

No Centro Universitário UNIVÉRTIX o sucesso e desenvolvimento dos mestrandos é a nossa prioridade. O UNIVÉRTIX e a UDE oferecem suporte integral ao aluno, desde assistência acadêmica até orientação profissional e apoio emocional. Nosso compromisso é proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor, onde cada aluno possa alcançar seu pleno potencial e realizar seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Mestrado em Gestão Ambiental

A gestão ambiental está agora na agenda da sociedade. Os governos, as empresas, a mídia e a academia têm as questões ambientais como uma de suas preocupações inevitáveis. Especialmente em nossa região, onde os processos de globalização econômica têm sido muito agressivos, com impactos significativos nos recursos naturais, nos ecossistemas e nas atividades humanas tradicionais.

Essa situação complexa e mutável impõe desafios para garantir a sustentabilidade ambiental da produção e do consumo. Assim, surge a necessidade, no mundo e em nosso país, de incorporar pesquisa, treinamento e aconselhamento sobre questões ambientais em diferentes níveis de formação profissional.

A gestão ambiental é parte da resposta a ser desenvolvida. Sendo assim, é importante a especialização de profissionais que integrem conhecimentos das ciências naturais, das ciências sociais, da engenharia ambiental, a partir da perspectiva da gestão, oportunizando síntese funcional para a tomada de decisões.

 

Normalmente, as soluções bem-sucedidas projetadas pela gestão ambiental não correspondem a uma única disciplina, mas são o resultado do diálogo entre abordagens complementares. Engenharia, ciências da comunicação, planejamento urbano, ciências naturais, direito, entre outras disciplinas, compõem o corpo teórico e metodológico da Gestão Ambiental, que é, de fato, uma disciplina de integração e síntese.

 

Além da formação de especialistas com uma abordagem acadêmica e profissional, o mestrado oferece uma estrutura para a formulação e o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a coordenação de esforços de divulgação e vínculos com o setor produtivo. As linhas de pesquisa são coordenadas por especialistas reconhecidos internacionalmente e estão abrigadas no Departamento de Pesquisa da UDE.

Ênfase do Mestrado em Gestão Ambiental

  1. Foco aplicado ao gerenciamento, à tomada de decisões e à solução de problemas ambientais específicos. Não é um mestrado em Ciências Ambientais, mas em Gestão Ambiental.
  2. Vínculos com o setor produtivo. A esfera natural da prática profissional é o desenvolvimento econômico e tecnológico das forças produtivas, não a esfera acadêmica básica.
  3. O Observatório Ambiental da UDE é uma instância de análise, elaboração metodológica, gestão de projetos e reflexão coletiva, à qual todos os alunos do Mestrado em Gestão Ambiental têm acesso e onde podem canalizar suas preocupações e motivações específicas.

Programa de estudos

Embora existam poucas experiências na região, a construção de um espaço universitário que integre especialização profissional, pesquisa aplicada e vínculos estreitos com o setor produtivo constitui uma área valiosa de reflexão, coordenação e cooperação acadêmica.

 

Dada a complexidade que esse campo de estudo adquiriu, tornou-se necessário dividi-lo em dois perfis: o acadêmico, no qual é aplicado um modelo de pesquisa básica com  reflexão aprofundada sobre os princípios fundamentais do meio ambiente, e o profissional, voltado para a pesquisa aplicada, a elaboração de projetos e políticas vinculadas ao meio ambiente.

 

Ao concluir o programa de estudos de qualquer um dos dois perfis, o aluno de mestrado, não somente dominará  todos os aspectos ambientais. Ele também conhecerá de forma eficiente os contextos sociais onde executará sua função, tanto pelo perfil acadêmico, em tarefas de pesquisas, quanto em perfil profissional, atuando na assessoria e consultoria, elaboração de programas ambientais e políticas públicas.

Metodologia

O Mestrado em Gestão Ambiental é desenvolvido fundamentalmente de forma síncrona, com aulas ao vivo e presença obrigatória, apoiada pela Plataforma de Ensino Virtual. Esse ambiente permite aos alunos desenvolveruma série de atividades assíncronas. Haverá, também, atividades presenciais ocasionais de presença obrigatória, com aviso prévio, a serem realizadas, principalmente, aos sábados.

 

As instâncias de entrega de trabalhos são organizadas por meio da plataforma, a partir da qual o aluno pode ser avaliado.

 

A plataforma também é usada como suporte e como espaço de preparação antes do curso, na qual são fornecidas leituras pré-estabelecidas, bem como instâncias de discussão e fóruns em que as preocupações dos alunos são levadas em conta, orientados pela equipe de professores.

Inserção no mercado de trabalho

O mercado de trabalho para questões ambientais tem aumentado constantemente na última década, com tendência acentuada. As ferramentas de gestão ambiental, que até poucos anos atrás tinham caráter voluntário, são incorporadas à legislação e tornam-se obrigatórias. Os Estudos de Impacto Ambiental, os Programas de Ação Integrada, os Estudos de Impacto Territorial, os Planos de Gestão Ambiental são agora requisitos das normas ambientais em vigor no país, enquanto outras ferramentas voluntárias (certificações ISO, CP, Estudos de Risco e Planos de Emergência, entre muitas outras) são promovidas pelo Estado e cada vez mais valorizadas pelo mercado.

 Entre os tipos de organizações que incorporam especialistas em Gestão Ambiental, nas quais o Mestrado em Gestão Ambiental pode ser inserido, podemos citar:

  • Ministérios, empresas públicas, prefeituras e outras áreas governamentais;
  • Empresas de médio e grande porte em todas as áreas de produção de bens e serviços;
  • Organizações de consultoria e assessoria, como escritórios de advocacia, empresas de engenharia e arquitetura, consultorias ambientais, entre outras.

Condições de admissão

  • Análise do diploma Universtitário que deverá ser credenciado com duração mínima de 4 anos.
  • Entrevista com a equipe designada pela instituição.

Titulação

O Mestrado em Gestão Ambiental tem dois perfis: Acadêmico e Profissional. Em qualquer um dos dois perfis, o título é concedido aos alunos de mestrado que, após concluírem seu percurso curricular, demonstrem, por meio de sua tese ou projeto, que são capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas em ambientes novos ou desconhecidos dentro de contextos amplos relacionados à Gestão Ambiental.

Coordenador do Curso no Brasil

Prof. M.Sc. Guanayr Jabour Amorim - Possui Graduação em Turismo pelas Faculdades Integradas Padre Anchieta de Guarapari (2003) FIPAG / FACTUR - ES, MBA em Gestão de Negócios e Pessoas pela Univértix - Faculdade Vértice - Matipó - MG (2011/2012) e Mestrado em Meio Ambiente e Sustentabilidade (2006) pela UNEC - Centro Educacional de Caratinga - MG. Atualmente é professor dos Cursos de Administração, Agronomia Engenharial Civil, Engenharia Mecânica e Ciências Contábeis do Centro Universitário UNIVÉRTIX de Matipó - MG (Disciplinas: Administração Mercadológica I e II, Empreendedorismo e Tópicos Avançados em Administração). Ex - Coordenador Geral da Pós-Graduação e MBA da Faculdade Vértice - UNIVÉRTIX. É Avaliador de Curso pelo Ministério da Educação - MEC/INEP (INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS E ESTUDOS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA) BASIs 2011. Tem experiência nas áreas de Administração, Gastronomia, Marketing, Meio Ambiente e Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Alimentos e Bebidas (Gastronomia), Ecoturismo, Teoria e Técnica do Turismo I e II, Turismo Inclusivo, Turismo Rural, Planejamento e Organização do Turismo, Marketing Turístico, Projetos Turísticos, Consultoria em Turismo, Administração Hoteleira, Hotelaria Hospitalar, Empreendedorismo Gestão Ambiental e Marketing.

Coordenadora do Programa de Mestrado no Brasil

Profa. Fernanda Franklin Seixas Arakaki - Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Especialista em Planejamento, implementação e Gestão de EAD pela Universidade Federal Fluminense; especialista em Direito Penal e Processual Penal; Direito ambiental; possui curso superior em Direito, Filosofia e Física pela UFJF. Graduanda em matemática Pela UFJF e especializanda em Mídias na Educação pela UFJF. Acadêmica com intenso envolvimento com ensino, pesquisa e extensão. É monitora, gestora e idealizadora de projetos de Pesquisa e Extensão bem como representa a Instituição em eventos nacionais e internacionais (Universidade de Vigo, Coimbra e UDE). Atualmente é Advogada Militante, pesquisadora vinculada ao CNPQ, coordenadora de Pós-graduação; Coordenadora do curso de Direito UNIVÉRTIX Campus Juiz de Fora e Coordenadora do Núcleo de Inovação acadêmica do Centro Universitário UNIVÉRTIX, Professora da graduação e pós graduação do curso de direito do Centro Universitário UNIVÉRTIX.

Índice