Mestrado em Saúde Pública

❯❯ Período de Inscrição:
15 de abril a 30 de junho

❯❯ Duração:
2 anos

❯❯ Carga Horária:
532 horas

❯❯ Taxa de Inscrição:
R$ 500,00

❯❯ Mensalidade:
30 x R$1.680,00

❯❯ Trabalho de Conclusão:
Dissertação

Conheça a Parceria entre a Univértix & UDE

O Centro Universitário Vértice – UNIVÉRTIX em parceria com a prestigiosa Universidad de La Empresa – UDE, tem o orgulho de apresentar seus programas de pós graduação stricto sensu (mestrado), reconhecidos por sua qualidade excepcional e excelência acadêmica. Os mestrados oferecem uma experiência educacional única, impulsionando a carreira dos profissionais para novos patamares de sucesso.

Os programas de mestrado são cuidadosamente elaborados por especialistas, garantindo conteúdo atualizado e relevante para as demandas do mercado de trabalho contemporâneo. Com uma abordagem prática e baseada em pesquisa, desenvolvem competências específicas no campo da compreensão, avaliação e aplicação de cada uma das áreas envolvidas.

Se você busca uma educação de alta qualidade, reconhecida internacionalmente e que o preparará para os desafios do mundo profissional, os mestrados da UDE em parceria  com a UNIVÉRTIX são a escolha ideal. Junte-se a nós e faça parte de uma comunidade acadêmica comprometida com a excelência, a inovação e o sucesso de cada aluno.

Networking Global:

A parceria com a UDE proporciona aos nossos alunos acesso a uma ampla rede de contatos profissionais e oportunidades de colaboração internacional. Com a conexão entre Brasil e Uruguai, os mestrados oferecem um ambiente multicultural e estimulante, enriquecendo a experiência de aprendizado e ampliando as perspectivas de carreira dos nossos alunos.

Suporte Integral ao Aluno:

No Centro Universitário UNIVÉRTIX o sucesso e desenvolvimento dos mestrandos é a nossa prioridade. O UNIVÉRTIX e a UDE oferecem suporte integral ao aluno, desde assistência acadêmica até orientação profissional e apoio emocional. Nosso compromisso é proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor, onde cada aluno possa alcançar seu pleno potencial e realizar seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Mestrado em Saúde Pública

O Mestrado em Saúde Pública é um programa de pós-graduação reconhecido pelo Ministério da Educação e da Cultura do Uruguai, de caráter internacional, que oferece formação e enfoque orientados para a análise crítica, a compreensão e a geração de conhecimentos originais.

 

Com base em evidências empíricas dos processos de saúde da população e nos diferentes determinantes da saúde/doença, o processo estratégico é abordado com o objetivo de contribuir para a assessoria técnica especializada, a tomada de decisões, a elaboração de políticas e a solução de problemas específicos de saúde pública a partir das seguintes linhas de pesquisa: Epidemiologia; Cultura, Saúde e Sociedade; e Saúde e Políticas Públicas.

Objetivos

Formar Mestres em Saúde Pública altamente qualificados, com uma sólida preparação científica e humanística e um enfoque global, a partir de uma formação universitária de qualidade, baseada em um modelo que articula a formação acadêmica, formação profissional e intervenção direta no campo aplicado.

Fornecer os fundamentos das competências que apoiam e sustentam o crescimento e o desenvolvimento profissional contínuo do Mestre em Saúde Pública, com um processo e um caminho universitário autônomo.

Treinar os mestres em uma abordagem baseada em evidências para as seguintes áreas de domínio: pesquisa prospectiva; elaboração e implementação de políticas e intervenção (no território).

Fornecer competências acadêmicas e aplicadas na promoção da saúde da população, na justiça social e na redução de lacunas e disparidades na saúde. Voltar-se, ainda, aos direitos socio-sanitários de indivíduos e grupos ou subgrupos populacionais a partir de uma abordagem interdisciplinar, integrando metodologias, princípios e modelos teórico-conceituais em saúde pública de várias disciplinas.

Treinar a identificação e a análise de aspectos éticos inerentes tanto à Saúde Pública quanto à prática profissional. Enfatizar as necessidades específicas de grupos e subgrupos com características especiais, permitindo a integração dessas disciplinas fundamentais na tomada de decisões e na solução de problemas em Saúde Pública (incluindo abordagens de pandemias e epidemias).

A quem se destina

É um programa profissional desenvolvido para alunos que precisam adquirir ampla experiência acadêmica e competências nas disciplinas fundamentais da Saúde Pública.

Também se destina àqueles que pretendem projetar e conduzir pesquisas; analisar dados, políticas, sistemas de saúde; organizar serviços de saúde em nível nacional, regional e internacional; gerenciar comunicações; planejar e tomar decisões estratégicas; projetar, implementar e avaliar a eficácia de programas e campanhas.

Requisitos de ingresso

  • Análise do diploma Universtitário que deverá ser credenciado com duração mínima de 4 anos.
  • Entrevista com a equipe designada pela instituição.

Mestrado e dissertação final

O grau de Mestre em Saúde Pública é concedido aos alunos de mestrado que, após concluírem o curso, demonstram, por meio de sua dissertação, que são capazes de aplicar as competências adquiridas nos vários contextos relacionados à Saúde Pública.

Assim, o programa fornecerá competências essenciais ligadas ao conhecimento e às habilidades voltadas aos métodos epidemiológicos e bioestatísticos, permitindo a experiência em pesquisa básica ou aplicada por meio do uso desses métodos em uma dissertação, supervisionada por docentes especializados.

A dissertação de mestrado é um trabalho focado e reflexivo, que contribui para a compreensão e a abordagem de um problema específico de saúde pública, por meio de um pensamento crítico, relevante e comprometido.

Metodologia

O Mestrado em Saúde Pública é ministrado em modo síncrono e/ou sessões presenciais e em atividades on-line. As aulas são ministradas ao vivo em modo síncrono, com o apoio da Plataforma Virtual de Ensino, por meio da qual serão realizadas atividades assíncronas.

 

A plataforma é usada como um espaço de intercâmbio, apoio e preparação antes dos cursos. No ambiente, serão fornecidas leituras obrigatórias e complementares, autoavaliação, discussão e fóruns, para que a equipe de professores tenha a oportunidade de conhecer, orientar e acompanhar as preocupações dos alunos entre os períodos.

 

O programa de estudos é organizado com base em eixos educacionais com o objetivo de promover uma trajetória e concatenação de disciplinas de acordo com áreas de domínio específicas, baseadas e orientadas para a pesquisa.

 

A metodologia de ensino e aprendizagem se baseia em uma combinação de dispositivos que incluem apresentações teóricas, abordagens teórico-práticas, estudos de caso, aprendizagem baseada na resolução de problemas e aprendizagem baseada no desenvolvimento de projetos, organizados em modalidades individuais e em grupo, com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa.

 

Como se trata de um programa baseado em competências, as diferentes unidades curriculares pressupõem o desenvolvimento de uma combinação de competências, que podem ter pesos diferentes em cada proposta.

Colocação no mercado de trabalho

O programa de Mestrado em Saúde Pública é proposto para fornecer as ferramentas e competências que permitirão aos alunos exercer sua profissão com base em evidências empíricas em campo local, regional ou internacional, na Saúde Pública aplicada ou acadêmica, no setor público, privado ou governamental e no âmbito das organizações da sociedade civil.

Programa de estudos e perfil do egresso

O Mestrado em Saúde Pública do UDE foi projetado para ser cursado por alunos de diversas origens.

 

Os graduados poderão continuar sua prática profissional e seu desenvolvimento no campo sessões presenciais da pesquisa acadêmica como consultores e analistas ou como coordenadores de programas ou políticas. Já o desenvolvimento profissional do graduado fora do campo acadêmico pode incluir a atuação como epidemiologista, na estrutura de órgãos governamentais ou organizações da sociedade civil; pesquisador, no contexto de instituições ou órgãos de saúde públicos ou privados; coordenador de ensaios clínicos em vários contextos ou analista de dados em uma ampla gama de campos relacionados à saúde.

 

Os graduados do Mestrado em Saúde Pública da UDE estarão, portanto, equipados com competências que lhes permitirão prestar serviços de saúde à população ou realizar pesquisas e desenvolvimentos no campo da Saúde Pública. Aqueles que trabalham para promover estilos de vida saudáveis se basearão em evidências empíricas, tornando-se especialistas que contribuem para melhorar a eficácia do projeto, a implementação e a avaliação das intervenções em saúde pública.

Coordenador do Curso no Brasil

Prof. DSc. Rafael Rodrigues Polakiewicz - Possui Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde - Universidade Federal Fluminense - UFF (2023), Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde - Universidade Federal Fluminense - UFF (2016), especialista em Atenção Psicosocial e Dependência Química - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - FAFIA (2014), cursando MBA em Marketing Digital pelo Instituto INFNET, bacharel e licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2012). Atualmente professor do curso de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Biomedicina e Educação Física do Centro Universitário UNIVERTIX - Matipó - MG. Coordenador do Programa de Mestrado em Saúde Pública da UNIVERTIX. Ex membro dos comitês de ética e pesquisa ligados às Universidades ISECENSA e Faculdade de Medicina de Petrópolis. Atuou lecionando as disciplinas de Saúde Mental e Saúde Pública nas universidades ISECENSA, UNIGRANRIO, Faculdade de Medicina de Petrópolis e FAMINAS. Foi professor temporário na Universidade Federal Fluminense - UFF na disciplina de Saúde Pública e Coletiva. Atuou como gestor de conteúdo na PEBMED, empresa de tecnologia em saúde. Escritor e pesquisador credenciado no CNPQ. Avaliador de curso pelo Ministério da Educação-MEC/INEP. Proprietário da empresa de educação, capacitação e comunicação Atypical educacional. Tem experiência nas áreas de saúde , saúde coletiva, saúde pública, saúde mental e psiquiatria, empreendedorismo e tecnologia em saúde.

Coordenadora do Programa de Mestrado no Brasil

Profa. Fernanda Franklin Seixas Arakaki - Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Especialista em Planejamento, implementação e Gestão de EAD pela Universidade Federal Fluminense; especialista em Direito Penal e Processual Penal; Direito ambiental; possui curso superior em Direito, Filosofia e Física pela UFJF. Graduanda em matemática Pela UFJF e especializanda em Mídias na Educação pela UFJF. Acadêmica com intenso envolvimento com ensino, pesquisa e extensão. É monitora, gestora e idealizadora de projetos de Pesquisa e Extensão bem como representa a Instituição em eventos nacionais e internacionais (Universidade de Vigo, Coimbra e UDE). Atualmente é Advogada Militante, pesquisadora vinculada ao CNPQ, coordenadora de Pós-graduação; Coordenadora do curso de Direito UNIVÉRTIX Campus Juiz de Fora e Coordenadora do Núcleo de Inovação acadêmica do Centro Universitário UNIVÉRTIX, Professora da graduação e pós graduação do curso de direito do Centro Universitário UNIVÉRTIX.

Índice

Explore Nossos Cursos